sexta-feira, 18 de março de 2011

Nosso arroz de cada dia

Precisando de fibras na alimentação? Então vamos começar pelo nosso arroz:
Arroz integral
Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades e contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. "Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, é rico em fibras, que ajudam a manter o intestino regulado", diz a nutricionista. O integral pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional.


Na hora de preparar um prato com arroz integral, é importante lembrar que ele demora mais para ficar pronto e precisa de mais água para ficar com uma consistência boa para consumo. Deve-se usar o mesmo número de xícaras de água e de arroz e esperar pelo menos duas vezes mais tempo até tirá-lo da panela.


Arroz Cateto ou Japonês 
Como o próprio nome já diz, essa variedade é a base da culinária japonesa. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido. Ele também pode ser encontrado com grãos que mantêm a sua casca e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional. "Esse tipo de arroz também tem a sua versão "integral", que conserva maiores quantidades de vitaminas do complexo B e minerais", explica a nutricionista.


Para deixar o arroz cateto mais macio, sem que ele fique grudado, é importante deixá-lo um pouco mais de tempo cozinhando do que o arroz tradicional, seguindo o padrão de uma xícara de água para cada duas de arroz. 

2 comentários:

Coisas que amo disse...

Amei a dica, principalmente porque arroz é o que mais como.

Beijos.
Késsia.

Luciana Campos disse...

Olá querida,
Desculpe não ter respondido antes, como deve ter visto no mueu blog estou em vias de concluir o meu curso e estou numa corrida contra o tempo que só Deus sabe....
Com certeza na altura da minha tese do mestrado vou ficar feliz em poder contar com a sua ajuda no que for possível, interesso-me demais pelas perturbações alimentares e adoro a nutrição...
Linda sua profissão!!
God bless you
Lu